O fortalecimento das pernas vai muito além da parte estética, seus benefícios incluem a queima de calorias e uma melhora considerável da postura, equilíbrio e prevenção de lesões. Veja abaixo como treino de pernas é capaz de transformar sua saúde física e mental!
1) Queima de calorias:
Os músculos das pernas são grandes grupos musculares, e executá-los exige um alto gasto energético, o que ajuda na queima de calorias e no controle do peso.
2) Melhoria da postura e equilíbrio:
O fortalecimento das pernas contribui para uma melhor postura e equilíbrio, melhorando o desempenho biomecânico e sustentação do esqueleto.
3) Melhora da circulação:
Estimulam o fluxo sanguíneo nas extremidades inferiores, o que previne problemas circulatórios, como varizes e retenção de líquidos. Ativam a circulação do líquido sinovial que nutre a cartilagem por meio do processo de embebição.
4) Desenvolvimento de outras partes do corpo:
Desenvolve a força simétrica muscular, ativando outras regiões do corpo, como o core e as costas, ajudando no desenvolvimento corporal.
5) Prevenção de lesões:
O fortalecimento das pernas contribui para a estabilidade das articulações, como joelhos e tornozelos, reduzindo o risco de lesões nos músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos em atividades físicas ou no dia a dia.
6) Beneficia o coração
Enquanto o coração é o grande protagonista do sistema arterial, a musculatura da panturrilha é o principal responsável pelo retorno efetivo do sangue para o pulmão. Por isso, dizemos que a panturrilha é o coração das pernas. Dessa forma, é fácil imaginar que qualquer situação em que a panturrilha não funcione adequadamente, vai piorar a circulação, diminuindo a velocidade do sangue dentro das veias.
7) Benefícios para a saúde cognitiva
Essencial na manutenção das funções cognitivas, prevenindo perdas de memória e sinais de perda cognitiva associada à idade.
8) Aumenta os hormônios
Entre eles, cortisol, testosterona e GH. O cortisol ajuda na resposta ao estresse e aumenta o metabolismo. A testosterona atua na construção de músculos e na reparação de proteínas musculares danificadas. E o GH é o chamado hormônio do crescimento, faz os músculos crescerem, melhora as defesas do corpo e ajuda também a processar a gordura.
9) Benéfico para a saúde do quadril
O quadril recebe mais suporte e se torna mais estável, melhorando a mobilidade e promovendo um alinhamento corporal adequado. Além disso, também alivia a pressão excessiva sobre o quadril, o que é essencial para prevenir problemas como dores crônicas e desgaste articular, especialmente com o passar dos anos.
5 Exercícios rápidos para fazer em casa
Separamos alguns exercícios práticos para que você consiga se manter com disposição mesmo sem tempo para ir à academia, faça essas pequenas atividades em casa e se mantenha com um bom condicionamento para tarefas diárias.
⦁ Agachamento: O agachamento é um dos melhores exercícios para fortalecer quadríceps, glúteos e isquiotibiais. Para realizá-lo, fique de pé com os pés na largura dos ombros, abaixe o quadril como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo o peso nos calcanhares, e volte à posição inicial. Esse exercício melhora a força nas pernas e o equilíbrio, além de ajudar no ganho de massa muscular.
⦁ Elevação de panturrilhas: Para fortalecer as panturrilhas, esse exercício é simples e eficaz. Fique de pé com os pés paralelos e erga os calcanhares, ficando na ponta dos pés. Segure por alguns segundos e desça lentamente. Esse exercício melhora a resistência e força das panturrilhas, além de ajudar na estabilidade dos tornozelos.
⦁ Step-up: Esse movimento simples fortalece quadríceps, glúteos e panturrilhas. Use um degrau, banco ou cadeira firme. Coloque um pé no degrau e pressione o calcanhar para subir, levando o outro pé junto. Volte à posição inicial e repita, alternando as pernas. Esse exercício imita o movimento de subir escadas, melhorando a força das pernas e a coordenação.
⦁ Cadeira Isométrica (Wall Sit): Um exercício isométrico que trabalha os quadríceps, glúteos e panturrilhas, mantendo a musculatura em constante tensão. Encoste as costas em uma parede e deslize o corpo para baixo até que suas coxas fiquem paralelas ao chão, como se estivesse sentado em uma cadeira invisível. Mantenha essa posição por 30 a 60 segundos, ou o máximo que conseguir, para fortalecer as pernas e aumentar a resistência muscular.